quinta-feira, 24 de março de 2016

Sobre o nome do blog

'Humor na Montanha Russa".  O que esse título nos faz pensar?
Em um primeiro momento, imaginamos um parque de diversões, com uma montanha russa divertida, bonita, com descidas e subidas, os altos e baixos. Então se compara ao Transtorno Bipolar, onde há a presença de dois pólos, um mais para o alto (fase maníaca) e um mais para baixo (fase depressiva).
Desde que fui diagnosticada com a doença, presto mais atençao nos sintomas e procuro saber identificar o que estou vivendo para que eu passe esse momento da forma mais amena.
As pessoas procuram o parque de diversões para se sentirem alegres. A montanha russa é um brinquedo que dá "um frio na barriga", e que tanto as descidas, quanto as subidas, são aguardadas com o objetivo de sentir prazer.
Então acho que não dá para comparar com o Transtorno Bipolar.
 Tenho vivenciado subidas e descidas muito rápidas, de uma semana para outra, de um dia para outro, que me deixam desanimadas e chateadas. É claro que a subida, a fase maníaca, é mais prazerosa, mas ela vem acompanhada de uma descida permeada de dor de cabeça, de arrependimento por ter exagerado em algumas coisas, por não ter ponderado certas situações, tentado resolver de forma imediata, por ter falado  demais, dormido pouco ; e isso compromete o senso crítico e o julgamento, ou na linguagem mais vulgar, "perdemos a razão".
E a descida é escura, vaga, não sabemos onde queremos ir , se queremos ir e muito menos onde vamos chegar.
Queria que fosse como a montanha russa, em que subimos e descemos com alegria, com um pouco de medo, mas com prazer. E lembrando que a montanha russa tem uma linha reta também, que nos permite respirar e nos preparar para as subidas e descidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário