quarta-feira, 6 de abril de 2016

Bando de desocupados. #sqn




Pois é. Grande reflexão.
Hoje, conversando com uma amiga que estimo muito, perguntei se ela iria comparecer em uma reunião de ex alunos do Ensino Médio, que concluímos em 1992.
Não sou sociável, gostaria muito que ela fosse, somos amigas desde a infância e preservamos essa amizade. E, como acontecia na adolescência, "eu só vou, se você for". Então, cancelei a saída. Ela não pode e não quer ir. Entendi assim. Porque se quisesse, ela daria um jeito, eu conheço ela.
O fato é que participamos de um grupo no whatsapp em que conversamos sobre coisas que aconteceram nos tempos de colégio, falamos sobre nossas vidas depois de 25 anos, trocamos fotos das famílias que foram construídas, discutimos sobre emprego e até política. Eu gosto, acho saudável, não me sinto obrigada e quando estou a fim leio as mensagens e interajo.
Falando sobre isso, surgiram alguns assuntos curiosos que quis dividir com ela, e fui cortada prontamente: "esse pessoal do grupo são um bando de desocupados".
Foi forte.
Significado de desocupado (parece óbvio, mas é forte): que se conseguiu desocupar; que não conseguiu ocupação, sem trabalho; que não está ocupado; pessoa disponível.
Acontece que nos dias de hoje as pessoas não se permitem ter momentos de prazer, de ócio. Falar que está cheio de trabalho, que não tem tempo, é status. Soa bem. Pessoa ocupada, importante.
Parece fácil falar, eu sei, porque estou em licença. Mas procurei sempre ter um momento só meu. Poderia ser simples, mas eu estava desocupada.
Os pais querem ocupar os filhos desde cedo. Várias atividades extracurriculares. Não querem ou não sabem exercer o ofício de pais, ou "não tem tempo", é mais bonito falar assim.
Estou decepcionada com o rumo que as coisas estão tomando. Pessoas desesperadas, ocupadas demais, rumo ao sucesso, ao êxito, abrindo mão de amigos, de momentos simples, de pequenas alegrias. E assim adoecemos. Porque queremos demais e acabamos fazendo de menos o que realmente importa.
Acho triste.
 A vida exige que estejamos ocupados, mas a disponibilidade faz com que possamos ter mais qualidade de vida.
Mas o que é ter sucesso? Alcançar o sucesso? O sucesso de forma geral, em todas as áreas, pode ter vários conceitos. O que pode ser motivo de sucesso para uma pessoa, pode ser desprezível para outra.
Resumindo, na minha opinião, sucesso é saber usar o tempo que se tem para fazer alguma coisa: sair, trabalhar, namorar, conversar, conciliando tudo isso. Tempo. Dá para administrar, tem que querer e não arranjar uma desculpa;
Para encerrar:
" Para ter sucesso neste mundo, não basta ser estúpido, é preciso também ter boas maneiras. "
Voltaire

Um comentário:

  1. A tecnologia aproxima ou afasta as pessoas? Tema clássico de redação de vestibular.

    ResponderExcluir