quinta-feira, 31 de março de 2016

Está tudo bem?

"Estão todos bem"é um filme que foi produzido em 2010, cujo ator principal é o Robert de Niro, que dedica sua vida para família. Depois que a esposa morre, ele não consegue mais reunir os filhos e então decide visitá-los e aí ele percebe que não está tudo bem.

Hoje seria o aniversário da minha mãe, ela faleceu há três anos. Não preciso mencionar que muita coisa mudou, a estrutura familiar, os finais de semana, tudo um pouco. Sem falar que ela era meu refúgio para tudo. Então eu penso: como eu estou? como ficou a família? Ela era o alicerce, a que conduzia, a que dava seu toque de magia nas reuniões e que fazia sempre estar tudo bem. Mesmo com problemas, como todos, ela conseguia de alguma forma, administrar tudo isso. Ao menos era minha impressão e isso me dava segurança para viver. Confiança e certeza de que as coisas vão dar certo.

Tento pensar que hoje está tudo bem. Tenho um marido que me apoia, duas filhas que amo e são motivo de orgulho, mas não está tudo bem. De maneira alguma posso dizer que tudo ficou assim porque perdi minha mãe. Não. As coisas foram acontecendo a partir desse pesaroso momento. E foram se intensificando e tomando proporções que eu não acreditava e desconhecia.

Hoje procuro ser essa sustentação na minha família, mas é muita pretensão. Porque eu não estou bem, não estou resolvida. Acho que minha mãe também , certamente, tinha vários problemas e não estava tudo bem. Aliás, tudo bem é muito amplo. Nunca está tudo bem. Mas o que eu admirava era essa habilidade dela saber lidar com isso e não deixar transparecer. Isso é bom e ruim. Ela deve ter sofrido com isso. Mas era o máximo de uma bondade.

"Estão todos bem" talvez seja melhor assim. Todos seguiram suas vidas, o tempo vai passando, a dor vai diminuindo e a saudade aumentando. Mas não está tudo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário