sexta-feira, 11 de março de 2016

Quem é esse médico?

Então hoje foi o dia de ir no médico psiquiatra do município onde trabalho. Aquele que a "médica" da Junta me indicou.
Estava há dias pensando nessa consulta, afinal estaria sob o olhar de um outro psiquiatra, que não sabe nada da minha história, ou muito pouco, porque às vezes participa da Junta Médica.
Sou calada e tenho dificuldade de expressar verbalmente o que sinto, o que penso. Demoro bastante para relatar as coisas para os médicos, e essa avaliação era muito importante. Tenho que melhorar isso, saio das consultas com dúvidas, com coisas que gostaria de ter falado. Mas não falo.
Ontem fui pensando que eu tinha que falar tudo. Que eu não ia mais uma vez voltar com frases e pensamentos entalados. E porque não com uma pessoa desconhecida?
Entrei na sala em silêncio e esperei o questionário. Foi básico, respondi todas as perguntas de forma monossilábica. Até que ele perguntou quando iniciaram os sintomas e quando fui diagnosticada com Transtorno Bipolar. Pensei ou eu resumo, digo que faz cinco meses e saio logo daqui ou tento fazer o que nunca consigo. E eu consegui!! Ele teve que me ouvir. Inclusive, e eu estou pasma, eu "cortei"ele algumas vezes para não perder o raciocínio. Falei tudo que tive, desde sintomas, medicamentos, consegui lembrar. Ele comentou que não tinha ideia de tudo isso, que foi muito bom termos conversado e que o que aconteceu foi muito grave.
Para minha surpresa, se colocou à disposição e disse que o meu retorno será muito bem vindo após um tempo de estabilidade. E que vamos pensar juntos no melhor setor e cargo para eu trabalhar.
Eu estou muito aliviada. Tive uma experiência tão ruim com a "médica" e imaginei um monstro me atendendo. Sem compreensão, sem apoio, somente interessado no retorno. Mas fui surpreendida positivamente.
Esse médico é graduado em Medicina do Trabalho e atua no município há alguns anos. Realiza Perícia Médica no município e devido ao grande número de afastamentos de funcionários com quadros psiquiátricos, ele fez especialização em Psiquiatria, concluída em dezembro do último ano.
Acho que foi um ótimo investimento e seria muito bom se outros médicos também tivessem esse olhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário