sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Uma novidade


Em uma ida a consulta psiquiátrica, entre outros assuntos abordados, minha psiquiatra falou sobre um grupo que ela participa que fala sobre a Psicologia Positiva.
Logo que ela comentou, já pensei negativamente, me remeteu a ideia de auto ajuda, e eu não consigo gostar disso.
Mas, ouvindo os relatos, fiquei atraída pela proposta.
Hoje li um pouco sobre o assunto e entendi que Psicologia Positiva é um novo conceito na Psicologia, que enfatiza as experiências positivas vividas pelo indivíduo, os relacionamentos positivos, traços positivos do caráter, sempre visando a busca pelo bem estar e a felicidade.
Temos a tendência de reclamar e focar nas coisas negativas que nos acontecem, tanto na nossa rotina, como na nossa vida. Ficamos bastante tempo pensando nos problemas, coisas a serem resolvidas, como conciliar diversas atividades, se vamos cumprir nossa agenda, entre outras.
Mas o abraço no filho, a conversa com o marido, um filme agradável, um telefonema de alguém que você gosta, um doce gostoso na padaria, um almoço preparado para você, uma roupa nova, um dia bonito de sol ou de chuva. Sim, é possível pensar em coisas boas, desviar o olhar de coisas negativas.
Todos nós temos problemas, afazeres, mas podemos tornar tudo isso mais leve.
Este conceito surgiu nos Estados Unidos, por intermédio de Martin Seligman. Cansado de estudar casos de depressão, o ex~presidente da Associação Americana de Psicologia decidiu dedicar-se a entender as origens da felicidade.
Os resultados de seu trabalho foram condensados em sua obra ""Felicidade Autêntica ", que pretendo ler.
E o resultado da proposta de trabalho da minha psiquiatra foi a elaboração de um "caderno da gratidão", uma forma simples de relatar, diariamente, todas as coisas boas que acontecem. Ela disse que no começo, há poucas coisas para escrever, mas com o passar dos dias, precisamos de mais folhas. Isso é uma das coisas que almejo no meu processo de reabilitação: reconhecer e valorizar mais as coisas positivas da vida. Já vou providenciar o caderno.

Um comentário: